sábado, 18 de outubro de 2014

Etano-Sensor

Existem alguns fabricantes de Etanômetro no mercado, mas um dos pioneiros neste segmento foi o Flexible Fuel Sensor (FFS - Siemens), o qual mede o teor de etanol através de um princípio de variação de capacitância.
A permeabilidade relativa da gasolina e do etanol é diferente, devido a diferença da dipolaridade molecular (causada principalmente pela diferença de teor de oxigênio). Etanol e gasolina também mostram condutividades diferentes. Desta forma, o teor relativo  etanol em um combustível é uma função bem definida da sua permeabilidade relativa e da sua condutividade.
Partindo deste princípio, é possível montar uma célula de medição com dois pares de eletrodos e um termistor, de formar que este fará a medição da temperatura do combustível enquanto àquele fará a medição da permeabilidade relativa e da condutividade (isto é, haverá uma variação de capacitância medida por um circuito interno ao equipamento).
Então, um circuito eletrônico é encarregado de tratar o sinal, transformando a variação de capacitância e de resistência em um sinal PWM, com amplitude de 5,0 V.

Figura 02 – Construção interna de um Etano-Sensor FFS

A frequência do sinal emitido pelo sensor é proporcinal a porcentagem de etanol, conforme mostra a figura abaixo.

Figura 03 – Curva Saída em frequência (Hz) x Porcetagem de Etanol (%)


A largura da banca do sinal emitido pelo sensor é proporcional a tempertura do combustível, conforme mostra a figura abaixo.
Figura 04 – Curva Largura da banda (%) x Temperatura do Combustível (°C)

Etano-Visor

Conhecendo o Etano-sensor e a saída que este disponibiliza, pode-se então projetar um equipamento capaz de receber um sinal de PWM, interpretá-lo conforme as curvas mostradas e disponibilizar este sinal de forma visual em um display.
Para isso, utiliza-se basicamente um PIC16F877A e um display LCD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário